quarta-feira, 2 de abril de 2014

NAS NOITES DA FAZENDA BREJINHO

PELAS MÃOS DO ARTISTA


Outrora fiel companheira dos dias longos e das noites frias. Disputada foste por moços e velhos que, com seus dedos ávidos, te apalpavam e deslizavam suas mãos em teu corpo inteirinho. 
Nada reclamavas, nada dizias, eras objeto de desejo, de disputa e de alegria.
Gerações e gerações de ti desfrutaram, saciaram suas fomes de prazer, de realização e de glória. Tantos choraram suas derrotas em tua presença e comemoraram a teu lado suas vitórias.
Mas o tempo, ingrato e cheio de revezes, passou rapidamente, e muitos se foram e tantos outros envelheceram. Também tu, decrépita, alquebrada, abandonada e triste quedaste solitária nas cinzas e sombra do passado glorioso.
Lá ficaste por anos e mais anos, esquecida por todos que antes lhe disputavam.
Até que num belo dia, o toque milagroso da mão do artista, com carinho, cura-te as feridas, tampona as crateras que te deformaram , esfolia-te o corpo todo e  banha-te com os mais tênues e poderosos cremes.
Bela e poderosa como dantes, tu ressurges das cinzas, velha dama, incomparável dama, antigo tabuleiro de damas que era de meu pai e que animava e motivava  as noites na Fazenda Brejinho, em Malhada dos Bois – Sergipe.


Antonia Roza

Junho de 2013


Nota do autor: 

Tabuleiro de damas vindo de Portugal e oferecido a Manoel Gomes de Aguiar pelo amigo português, Álvaro Lemos, grande fotógrafo na cidade de Propriá-Sergipe.

Recuperada pelo artista: Dene Oliveira 
(Wednilton Oliveira Santos) 
Email -  denepinturas1975@gmail.com